SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
QUEM SÃO ESTAS PESSOAS QUE DIZEMOS ESTAR EM SITUAÇÃO DE RUA
abr 14th, 2018 by Magdalves

 

População em situação de rua é o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

 

Ainda que estudiosos e especialistas no trato com estas pessoas  com trajetória de rua já venham afirmando que seu perfil é heterogêneo, parte significativa da sociedade e mesmo de trabalhadores sociais continuam partindo de uma ótica que reafirmando um preconceito arraigado na sociedade aponta a desqualificação das pessoas quando chegam a esta situação.

Será isso mesmo? Neste texto quero questionar essa ótica e demonstrar que há mais coisas por trás deste assunto. Veja o texto integral em : http://mmaconsultoria.com/?page_id=3021&preview=true

SENTIR A DISCRIMINAÇÃO NA PELE: MOMENTOS NA VIDA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
mar 31st, 2018 by Magdalves

Este processo de rotulação/estigmatização justifica preconceitos e discriminações que dificultam a estas pessoas superarem as condições negativas que fazem delas um membro da população de rua. Exemplifico!  Na semana passada, eu estava num grupo de reflexão sobre a cidade de São Paulo e um dos participantes disse que não havia conseguido uma “carteirinha da Biblioteca do bairro”, que fica num Centro Poliesportivo, pelo fato de morar em Albergue.

Ainda que, nas normativas não haja nada que diga que eles não podem frequentar estes lugares, o preconceito dos trabalhadores encarregados de filtrar quem entra e quem não entra definem que devem ficar de fora.

No meu fazer profissional, muitas vezes me deparo com esta leitura distorcida que os considera como um segmento a quem não precisamos garantir direitos.

Uma reflexão sobre isso você encontra em  http://mmaconsultoria.com/?page_id=3011&preview=true

CHACINAS, MASSACRES E OUTRA?S MORTES: cotidiano de pessoas em situação de rua
mar 15th, 2018 by Magdalves

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua relembra a chacina ocorrida na Praça de Sé, em São Paulo, em 2004.

O Massacre da Sé, como ficou conhecido, teve seis vítimas fatais e mais 4 que conseguiram sobreviver; estas pessoas foram atacadas quando dormiam e as primeiras investigações apontaram o envolvimento de policiais que queriam silenciar aqueles que sabiam de seu envolvimento com o tráfico. Passados 13 anos, ninguém ainda foi condenado por estes crimes e o que se alega é a falta de provas.

O que são massacres ou chacinas?

Vamos refletir sobre isso ?   http://mmaconsultoria.com/?page_id=3006&preview=true

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa