SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
IDENTIDADE DOS DIREITOS HUMANOS: O MNDH E SUA PRÁTICA
agosto 5th, 2012 by Magdalves

         Para traçar a identidade do MNDH – Movimento Nacional dos Direitos Humanos – se faz necessário partir da visão de Direitos Humanos e cotejá-la com os objetivos expressos e com a ação desenvolvida pelas entidades a ele filiadas, contemplando ainda o agir das articulações regionais e nacional.

A carta de princípios do MNDH diz que “os direitos humanos são, fundamentalmente, os direitos das maiorias exploradas e das minorias espoliadas cultural, social e economicamente, a partir da visão mesma destas categorias”(Olinda, 1986).

A diversidade do Movimento é sua maior riqueza, encontrando-se nele desde grupos cuja ação popular é direta àqueles com função assessória ao movimento popular.

O MNDH é movimento porque é articulador de lutas, e apesar de 50,05% de sua militância ter escolaridade m nível de terceiro grau, pode-se considerar sua ação como popular já que sua ação se dirige às classes menos favorecidas.

O grande desafio é articular toda uma diversidade de ações: a partir do eixo da violência. Procura-se, então, combinar ações gerais e comuns com ações temáticas.

Tendo em vista a sua natureza – luta pela vida e contra a violência – o MNDH precisa combinar uma atuação reativa e emergencial com um trabalho preventivo e educativo, de caráter transformador.

O trabalho conscientizador sobre os Direitos da Cidadania e contra a violência institucionalizada tem sido seus maiores referenciais.

Os maiores desafios, em nome da eficácia, são a necessidade de ampliar o leque de alianças, e o apresentar à opinião pública os avanços e conquistas desta luta.

Historicamente, o MNDH iniciou-se com ação voluntária e hoje o grande desafio é a superação do amadorismo nas suas atividades, buscando-se qualificar ainda mais a própria luta dos Direitos Humanos e reforçando-se a auto-confiança dos setores populares.



 Texto elaborado em 2008.

 


Leave a Reply

http://mmaconsultoria.com/?page_id=53You must be logged in to post a comment.

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa