SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
ESMAGADOS PELA DISCRIMINAÇÃO: a trajetória de perdas dos homens de rua
agosto 6th, 2012 by Magdalves


Demitido do emprego…

Despejado da Moradia…

Rejeitado pela família… 

Expulso de locais públicos …

 

O número de desempregados  supera a casa do milhão, e a deterioração no nível dos salários é recorde, provocando uma piora na qualidade de emprego.

As grandes cidades, como São Paulo, tem seu cotidiano marcado pela pobreza que salta aos olhos de quantos nela vivam.

Ver a gravidade dessa situação e nada procurar fazer é absurdo. Quem sabe pela sensação de impotência, ou pelo sentimento de culpa, os paulistanos negam-se a ver o que se passa à sua volta. Quem sabe como auto-defesa, desconsideramos o déficit de vagas de trabalho e acusamos estas pessoas pela sua situação.

Pede-se a retirada deles das raças e ruas, sem  preocupação de para onde serão enxotados…

Aprova-se, ainda que por omissão, quando são postos para fora de bares, lanchonetes e restaurantes: afinal, se pedir incomoda…

Nas Igrejas, entre uma oração e outra, pode-se esquecer a imagem de Deus por quem passamos na entrada e que lá permanece esmolando…

Se nos aproximamos deles, descobriremos pessoas que tiveram ocupações servis no campo, algumas analfabetas e também aquelas cujo estudo chegou ao ensino médio, muitas vezes conseguido a duras penas num estudar à noite para trabalhar de dia.

Estes homens e mulheres, cujo passado profissional indica uma vida de trabalho, vem sendo pouco a pouco esmagados pelo desprezo e pelo pouco caso da sociedade na qual convivem e pelas regras criadas para impedir que as pessoas vejam no que nosso país está se transformando.

Quando será eu vamos acordar ?



[1] Assistente Social e mestranda na PUC-SP, participa do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e é Secretária Executiva do Movimento Nacional de Direitos Humanos – Região Sul 1. É membro do Instituto Civitas de Desenvolvimento Político e Social.

Texto elaborado em 2008.


Leave a Reply

http://mmaconsultoria.com/?page_id=266You must be logged in to post a comment.

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa