SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE INDICADORES
junho 22nd, 2016 by Magdalves

Nos anos em que atuei em Prefeituras e ONGs, um dos temas mais discutidos era a questão do monitoramento, da avaliação e da sistematização dos dados das ações implementadas.

Desde o processo de planejamento, precisa-se ter clareza do que se deseja alcançar, do tipo de público que se vai atender e das estratégias que devem ser construídas para isso.

Planejar, implementar, monitorar e avaliar são etapas de um mesmo processo que permite que se busque alcançar melhores resultados.

Por outro lado, sistematizar implica numa postura metodológica a partir da qual atribuímos significado às vivências e atuamos de maneira tal que estas vivências alimentam o processo e permitem que todos se apropriem  deste caminhar.

Participei de um grupo de estudos, coordenado pela Fundação Getúlio Vargas onde cruzamos experiências dos quatro cantos deste país o que ajudou na consolidação de um conhecimento deste tema.

Um dos aspectos que precisa ser pensado junto com tudo isso é a construção de indicadores, mas indicadores em tempo real. Não adianta muito saber que a ação que foi implementada há dez anos foi boa ou ruim se este avaliar não gerou decisões sobre sua manutenção, interrupção ou mudanças de caminho.

No conjunto   de textos apontados como Gestão de Políticashá algumas reflexões interessantes e pode-se construir propostas personalizadas a partir das preocupações de cada município.


Comments are closed

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa