SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS
junho 7th, 2015 by Magdalves

A elaboração de projetos implica na construção de objetivos claros pois apenas sabendo-se exatamente o que se pretende é que se pode propor justificativas, objetivos e ações. Somente a clareza das ações a serem desencadeadas permite a apresentação de Metas e a construção de propostas de monitoramento, avaliação e construção de indicadores enquanto a ação vai sendo desencadeada.

Muitas vezes, esta elaboração precisa ser mediada por visitas em loco e discussão com os beneficiários da ação num processo participativo e democrático que é o primeiro passo para o sucesso.

A construção de propostas em resposta a Editais implica em dois conhecimentos: a linguagem na elaboração de projetos e o conhecimento da organização que vai se apresentar nesta concorrência.  Muitas organizações tem experiência comprovada em determinada área do conhecimento e querem ampliar seus horizontes e por isso disputam editais, mas não tem pessoal disponível para ocupar seu tempo elaborando a proposta.

Muitas vezes, somos acionados com propostas de construção de Projetos Piloto em Políticas Públicas. A ideia do Piloto é experimentar-se uma proposta em um universo delimitado e em condições controladas de modo que se possa acompanhar o passo-a-passo enquanto se atua de modo a direcionar a ação quando necessária.

Os Projetos de Erradicação da Pobreza foram construídos a partir da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida (campanha do Betinho). Criamos uma assessoria que apoiava experiências de geração de Trabalho e Renda que nomeamos de Gerar Acesso, cujo principal foco eram  grupos que buscavam sua sobrevivência a partir da Geração de Trabalho.

a construção de diagnósticos municipais que seriam cenários para as ações que pretendiam implementar na ótica da Campanha contra a fome.

Durante minha vida profissional, pude participar da construção de alguns Projetos Piloto, dentre os quais saliento:

Programa Integrado de Inclusão Social de Santo André [129]; Projeto Oficina Boracea [2286].

Nos últimos anos, venho acompanhando a implantação ou revisão de Políticas para População de Rua, e isto tem sido feito a partir de processos de Cursos de Capacitação ou de Supervisão em Serviço como contribuição à Política voltada para a Poprua [1899].

Além de textos sobre estes trabalhos, o Blog trás um texto sobre a Elaboração de Projetos [777], e vários textos sobre Gestão de Políticas (vide sinopse temática), dentre os quais destacamos a Gestão Integrada nas Políticas sociais: o quê  por quê   como [644]


Leave a Reply

http://mmaconsultoria.com/?page_id=2295You must be logged in to post a comment.

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa