SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
IDOSOS EM SITUAÇÃO DE RUA
novembro 16th, 2018 by Magdalves

Estudos realizados em diversos países apontam que as populações estão envelhecendo. O número de idosos cresce mais depressa do que o número de crianças nascendo. A consequência disso é uma exigência de mudança na estrutura de gastos governamentais, em especial no que se refere à saúde, assistência social e ações de cultura, esporte e lazer.

Podemos analisar a velhice a partir de três prismas: cronologicamente, temos um aspecto meramente formal onde se define um patamar que define se aquela pessoa é idosa ou não, independente de suas características pessoais e sociais.

Burocraticamente, ser velho significa ter direito a benefícios como a aposentadoria por idade e passes livres em ônibus urbanos e interestaduais.

Psicologicamente temos uma leitura que é mais subjetiva e complexa. A pessoa se sente velha independente de idade. Isto pode ocorrer em virtude da situação de saúde que é diferente para cada idoso ou do tipo de vida que esta pessoa tem e que pode ter uma interferência quando se vê a braços com os limites que seu corpo impõe.

Considera-se que, a partir dos 60 anos, a pessoa passa a viver uma idade de reflexão de vida. Espera-se que se sinta desobrigada por considerar que seu dever já foi cumprido, suas metas e objetivos alcançados.

IDOSOS EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL

Um desafio no trato com a velhice é relativo à questão trabalho.  Além de garantir a sobrevivência, o trabalho traz em si uma valorização das pessoas ao inserí-las numa identidade profissional.

No mundo capitalista onde vivemos, esta identidade profissional é muito valorizada e as pessoas são mais vinculadas pelo trabalho que fazem do que por suas características individuais.

Quando esta pessoa deixa de ser um trabalhador ativo, ele passa a se sentir culpado por sua condição; se chega à situação de rua, aceita ser discriminado e estigmatizado e isso pode ser um passo em direção á depressão.

Você já parou para pensar o seu papel junto a idosos em situação de rua? Veja uma reflexão a respeito em  http://mmaconsultoria.com/?page_id=3105&preview=true


Comments are closed

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa