SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
A ESCUTA QUALIFICADA DAS COMUNIDADES REVISITADA
dezembro 15th, 2017 by Magdalves

O ouvir é um ato físico de quem tem o sentido da audição, e eu ouço as palavras, os ruídos e tudo o que está ao meu redor. Diferentemente, o escutar implica em sentir o universo afetivo do outro, conhecer seu imaginário e seu cognitivo para, a partir disso, perceber o que de fato ele nos diz, compreendendo suas atitudes e comportamentos, suas ideias, valores, símbolos e mitos.

A escuta e o diálogo são habilidades próprias dos seres humanos, mas não podemos restringi-la apenas ao ouvir. O ouvir é instintivo, o escutar, não.

A escuta qualificada no contexto das políticas sociais pode ser uma ferramenta de valorização dos sujeitos envolvidos na construção de seu protagonismo social, num processo de participação responsável de todos.

Muitas pessoas, quando falam em Escuta Qualificada não atentam que o primeiro passo para chegarmos nela é diferenciarmos o ouvir do escutar. Escutar o  outro não é apenas ouvir o som de duas palavras mas entender seus gestos, seu modo de expressar, levando em conta o  reflexo em mim daquilo que está sendo colocado. Preciso escutar esse outro em mim e perceber as implicações desta comunicação.

Pierre Weil aponta que precisamos levar em conta a comunicação psicossomática inconsciente daquele que nos transmite algo por palavras, gestos, olhares para que consigamos fazer uma leitura real da realidade.

Quando escutamos geramos um mundo interpretativo e podemos dizer que este é um aspecto ativo do escutar.

Além das palavras, temos que estar atentos aos silêncios, aos sorrisos, aos olhares que podem expressar tristeza, descontentamento ou desconfiança.

Nosso escutar deve permitir a apropriação da história passada, conhecer desejos e demandas para o futuro e discutir juntos sobre as possibilidades já experimentadas e a experimentar.

Um texto de reflexão sobre isso você encontra em  http://mmaconsultoria.com/?page_id=2946&preview=true


Leave a Reply

http://mmaconsultoria.com/?p=2948You must be logged in to post a comment.

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa