SIDEBAR
»
S
I
D
E
B
A
R
«
VIOLÊNCIA E POPRUA
maio 14th, 2018 by Magdalves

 

Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem. (Bertold Brecht)

 

A violência não é um fenômeno novo na sociedade. Desde que o mundo é mundo, o viver foi um viver violento.

Nos primeiros tempos da humanidade, o ser humano se utilizava da violência  como ato necessário à sua autopreservação. Os primeiros instrumentos construídos pelo Homem foram instrumentos de ataque e defesa. Era a lei do mais forte, considerando-se apenas a força física.

Todos os animais, e o ser humano entre eles, trazem consigo um impulso agressivo que utiliza no seu posicionamento em situações que considera adversas.

E A POPULAÇÃO DE RUA NISSO?

Estar em situação de rua é viver num mundo de exclusões sucessivas. Eu sempre repito que a identidade das pessoas em situação de rua se constrói a partir de perdas:

Expulso da terra – onde tinha não apenas seu abrigo mas seu meio de sustento, este homem ou esta mulher saiu pelo mundo em busca de um novo lugar.

Espoliado em seus direitos – chegando em qualquer lugar, foi considerado desqualificada para aquele modo de vida e teve seu direito de morar e trabalhar negado, passando a viver abandonado e amargurado.

Excluído da sociedade – as portas se fecham ainda mais e além de colocar sobre seus ombros o peso deste processo, as pessoas passam a considerar que foi uma escolha dele viver desse jeito: vagabundo que não quer trabalhar, pessoa mal acostumada que não aceita as regras da sociedade, um pária.

Vamos refletir sobre isso? Veja: http://mmaconsultoria.com/?page_id=3034&preview=true

O COTIDIANO DA LUTA POR TRABALHO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
abr 28th, 2018 by Magdalves

Sendo assistente social, e estando permanentemente envolvida na construção de políticas sociais, esta minha reflexão me coloca algumas questões.

O que é necessário para agir na abordagem destas mulheres? Como construir formas concretas de ação, sempre reconhecendo o papel destes homens/mulheres na construção de alternativas viáveis?.

Uma reflexão a respeito você encontra em http://mmaconsultoria.com/?page_id=3026&preview=true

QUEM SÃO ESTAS PESSOAS QUE DIZEMOS ESTAR EM SITUAÇÃO DE RUA
abr 14th, 2018 by Magdalves

 

População em situação de rua é o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

 

Ainda que estudiosos e especialistas no trato com estas pessoas  com trajetória de rua já venham afirmando que seu perfil é heterogêneo, parte significativa da sociedade e mesmo de trabalhadores sociais continuam partindo de uma ótica que reafirmando um preconceito arraigado na sociedade aponta a desqualificação das pessoas quando chegam a esta situação.

Será isso mesmo? Neste texto quero questionar essa ótica e demonstrar que há mais coisas por trás deste assunto. Veja o texto integral em : http://mmaconsultoria.com/?page_id=3021&preview=true

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa